sábado, 19 de abril de 2008

Simplesmente Maria!

Ñ me lembro exatamente quando, mas foi por volta do ano 2000, visitando a capital da Bahia, que surgiu a oportunidade de ir ver um show na cidadezinha de Santo Amaro da Purificaçao, há poucos quilômetros de Salvador.
Eu sabia que seria aniversário da cidade e seus filhos ilustres como Caetano e Maria Bethânia, fariam uma apresentaçao como ocorre quase todos os anos, e trariam alguns convidados, me lembro que Milton também cantou.
O impressionante é que o palco fora montado na praça em frente uma antiga igreja e que os locais estavam eufóricos para ouvirem Bethânia...
Nunca tinha ido antes ao show de nenhum desses cantores e a idéia de ouvir Caetano e Milton era extraórdinária pra mim, contando que eu estava na cidade de Caetano e ainda podendo apreciar um showzao de graça!
Só que o que mais me chamou atençao foi que o pessoal queria mesmo era ouvir: Bethânia.
Tenho cds dela em casa, mas nunca fui muito entusiasmada com a cantora, de tanto ouvir falar dela naquele lugar, fiquei esperando com ansiedade ela subir ao palco depois de já ter ouvido todos os outros cantantes...
Muito tumulto, muita gente subindo nas cadeiras e mesas para escutar a filha de Santo Amaro reinar aquela noite.
Um arrepio sútil, uma emoçao compulsiva começou a tomar conta de mim, quando por fim, ouvi : Bethânia!!!
Incrível, choro, emoçao, estado de graça!
Voz peculiar, limpa, impecável!!!
Capaz de por seu irmao Caetano no chinelim... Aquela mulher crua, de cabelo ao vento, sem cor, sem glamour e sem beleza roubara a cena, ganhei minha noite. Cetano tinha razao: "Bethânia é linda"!
O povo tinha razao: ela é única!
Tempos depois assistindo um vídeo do meu grande amado Chico, ele numa conversinha casual com Bethânia, dizia pra câmera que nunca antes havia conhecido uma cantora tao íncrível nos palcos!!! Das músicas que ele escrevia, muitas já tinham intérprete certa, era ela, só podia ser ela.
É uma imensidao de voz, de brilho, de profissionalismo!
Difícil cantora alguma superar!
Acabei de chegar de Brasília, onde pude novamente saborear sua voz... Estava acompanhada da Cubana ñ menos brilhante Omara Portuondo que me remeteu a minha viagem à Cuba em 1997... Povo alegre, gente dançante, vontade de voltar que ñ acaba mais...
Hoje me sinto leve... Ainda embebida daquele momento mágico, perfeito!
Momento este criado simplesmente por Maria, lá da cidadizinha de Santo Amaro da Purificaçao, junto com Omara, cantora fenomenal lá daquela ilhota sucateada, banida do mundo, mas ambas senhoras da música, transformadoras de noites, provedoras de momentos inesquecíveis, mágicos, perfeitos!!!
Gracias a la Madre!!! E viva Bethânia!!!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Lembra que você me levou para está tal viagem para Salvador? Foi em janeiro de 1999, estava atordoado com o nascimento do João, então com 2 anos e você me chamou para ir com sua turma. Santo Amaro da Purificação me surpreendeu, mutidão eufórica, foi um furacão aquele dia!!! Bem, quanto a Betânia, não achei naquela noite grande coisa, também pudera...